U.M.E. Passos Sobrinho

Santos, SP, 2009, Institucionais

Projeto para duas unidades de ensino da prefeitura municipal de santos, com capacidade total de 480 alunos em período integral, localizada no bairro do macuco, a antiga escola foi demolida restando apenas a área da piscina, o que orientou o partido arquitetônico e a implantação em dois blocos distintos, o primeiro com 02 e o segundo com 04 pavimentos.

No bloco mais baixo foi implantado o programa da unidade de ensino infantil para crianças de 0 a 5 anos, dispondo de salas de aula, laboratório de informática, berçário, brinquedoteca,  biblioteca,  refeitório, administração e serviços.

No bloco mais alto foi implantado o programa da escola de ensino fundamental para crianças de 6 a 10 anos de idade, dispondo de salas de aula, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, auditório, refeitórios, salão comunitário, administração e serviços.

Entre os dois blocos encontra-se a área de lazer e integração do núcleo, dotado de piscina e parque infantil e grande arborização.

O grande desafio deste projeto foi desenvolver a arquitetura escolar com um extenso e complexo programa e seus fluxos, levando em consideração a antiga piscina e a manutenção de todas as árvores de grande porte existentes no local.

Ficha Técnica

Projeto

Projeto Básico e Executivo para construção de escola de ensino infantil e fundamental em Santos, PRODESAN – Progresso e Desenvolvimento de Santos

Local

Santos, SP

Data

2009

Área

4.841,96 m²

Arquitetura

Christiane Costa Ferreira e José Maria de Macedo Filho

Projetos Relacionados