Escola Passos Sobrinho

Santos, SP, 2009, Institucionais

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Passos Sobrinho com 4.841,96m², está localizada em uma área de intensa movimentação de veículos pesados por se tratar de uma região com atividades retro portuárias, atendendo as crianças do bairro do Macuco e Estuário, marcados pelo assentamento de população de baixa renda. Com capacidade para 480 alunos em período integral, a antiga escola possuía um único pavilhão e já estava obsoleta, foi demolida restando apenas a área da piscina, o que orientou o partido arquitetônico e a implantação em dois blocos distintos, o primeiro com dois e o segundo com quatro pavimentos. No bloco mais baixo foi implantado o programa da unidade de ensino infantil para crianças de zero a cinco anos, dispondo de salas de aula, laboratório de informática, berçário, brinquedoteca, biblioteca, refeitório, administração e serviços. No bloco mais alto foi implantado o programa da escola de ensino fundamental para crianças de seis a dez anos de idade, dispondo de salas de aula, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, auditório, refeitórios, salão comunitário, administração e serviços.

O principal desafio deste projeto foi desenvolver a arquitetura escolar com extenso programa e usos específicos estabelecidos pela municipalidade, levando em consideração a antiga piscina e a manutenção de todas as árvores de grande porte existentes no local. A integração com o verde e a implantação dos dois blocos nas extremidades do terreno propiciou a entrada lateral de crianças pela rua menos movimentada e integrou as áreas de lazer com o pátio central, gerando uma grande área de lazer com setores cobertos e descobertos unidos por uma passarela coberta. A estrutura é em concreto armado e possui revestimentos cerâmicos em todas as áreas comuns. A utilização de brises de alumínio foi fundamental para o controle térmico das salas devido ao grande calor nos dias de verão. No que diz respeito aos revestimentos externos são em argamassa acrílica e a paleta de cores obedeceu ao padrão estabelecido pela secretaria de educação da Prefeitura Municipal de Santos.

Ficha Técnica

Projeto

Projeto Básico e Executivo para construção de Escola de Ensino Infantil e Fundamental em Santos, PRODESAN – Progresso e Desenvolvimento de Santos

Local

Santos, SP

Ano

2009

Área

4.841,96 m²

Status

Construído

Arquitetura

Christiane Costa Ferreira e José Maria de Macedo Filho

Projetos Relacionados